28/11/2011

Manuel António Pina

Poeta, autor de livros para crianças, tradutor, professor e cronista.
Manuel António Pina nasceu na Guarda em 1943. Licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra.
Foi jornalista profissional no Jornal de Notícias, onde desempenhou funções de editor e chefe de redação. Continua a colaborar regularmente na comunicação social e é considerado um dos melhores cronistas de língua portuguesa.
Escreveu “O País das Pessoas de Pernas para o Ar” em 1973, foi o seu primeiro livro para a infância. Um ano depois, estreou-se na poesia com o livro “Ainda Não É o Fim nem o Princípio do Mundo Calma É Apenas Um Pouco Tarde”. Depois de publicar dezenas de livros de poesia, crónica, ensaio e literatura infantil, aventurou-se na ficção “para adultos” com “Os Papéis de K.”, em 2003.
Escreveu para teatro, cinema, televisão e BD. Tem também obras musicadas e editadas em disco.
A sua poesia encontra-se traduzida em muitas línguas e a sua obra foi homenageada com diversos prémios, como o Prémio Literário da Casa da Imprensa, o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens e a Menção do Júri do Prémio Europeu Pier Paolo Vergerio da Universidade de Pádua, o Prémio do Centro Português de Teatro para a Infância e Juventude, o Prémio Nacional de Crónica Press Clube/Clube
de Jornalistas, o Prémio da Crítica da Associação Portuguesa de Críticos Literários, o Prémio de Poesia Luís Miguel Nava, o Grande Prémio de Poesia da APE/CTT.
Em 2011 foi-lhe atribuído o Prémio Camões, o maior prémio literário de língua portuguesa. A distinção foi atribuída por consenso do júri e justificada pela "inventividade e originalidade" da obra.

Vale a pena ler a entrevista de Carlos Vaz Marques a Manuel António Pina, aqui.



imagens daqui, daqui e daqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário