22/12/2011

Beatriz Afonso

E porque a galeria portuguesa gosta de pessoas com iniciativa, confiança e atitude, hoje entrevista a Beatriz Afonso que tem apenas 16 anos mas já sabe muito bem o que quer.


A Beatriz é do Algarve e estuda Artes Visuais numa Escola Centenária e orgulha-se de dizer que Zeca Afonso deu lá aulas: Tomás Cabreira.
É considerada uma fashionista, os colegas e amigos pedem-lhe conselhos sobre como usar isto ou aquilo. É sociável e adora frequentar bares alternativos, ficar até altas horas da noite a ouvir artistas ao vivo.
Diz-se "loucamente apaixonada" por Moda, Arte, Fotografia e Música e é viciada em sapatos e uma amante do Vintage.
Criou o blogue OHMONDIEU It's fashion há quase 1 ano, juntamente com o seu melhor amigo. Entretanto ficou sem colaborador mas continuou com o projeto. No seu blogue publica vários Looks, divulga desfiles de moda, põe-nos a par das tendências e das suas atividades como conselheira, de forma original.
Está muito orgulhosa do seu trabalho, apesar de ser cansativo. Gosta de saber que tem leitores de lugares longínquos, como Singapura ou Estados Unidos.


Como ainda só tem 16 anos, posso perguntar: O que quer ser quando for grande?
R: Gostaria imenso de ser stylist, como Maria Guedes, Rachel Zoe ou mesmo Louise Roe e gostava de ser a próxima Tavi Gevinson. Na minha vida sempre quis ser alguém muito fora do comum, quando tinha 10 anos quis ser Egiptóloga e até aos 14 quis ser chef de cozinha. Numa ida a uma livraria decidi que queria ser stylist ou algo relacionado com o backstage da Moda! Mas tenho reservado o curso de Arquitetura de Interiores (para seguir as pisadas do papá)!

Este projeto era a dois mas ficou sozinha. O que aconteceu?
R: O meu colega, co-fundador do OHMONDIEU, não tinha muito tempo para se dedicar ao blogue, visto que é um dos melhores alunos do curso e precisa de ter tempo para se dedicar à escola, mas continua a participar com sugestões e conselhos que me ajudam a crescer todos os dias ainda mais.

Dá conselhos de moda aos seus amigos. Já deu conselhos a desconhecidos?
R: O blogue tem um serviço recente de consultoria de imagem via webcam, dei consultorias virtuais a pessoas dos Estados Unidos, mas espero vir a ter um serviço meu em que todo o mundo queira participar!

Dá algum trabalho estar sempre a par das tendências e dos desfiles. Como é que faz a sua pesquisa?
R: Sigo diversos blogues portugueses, leio muitas newsletters de todo o mundo, e utilizo muito (para a pesquisa de desfiles) a plataforma Style.com, que tem tudo, tudo mesmo, o que preciso de imagens, vídeos, detalhes, conselhos, dicas para criar os meus posts.
Sobra tempo para o resto? Como é que fica a escola?
R: Digamos que sim, sobra com muito esforço, tenho algum tempo morto e preencho-o com o blogue. Admito que não perco muito tempo à procura de assunto para escrever, visto que o mundo da Moda é um universo sempre em movimento e expansão. Não sou uma aluna muito aplicada, ando sempre com a cabeça na lua, mas os meus resultados continuam estáveis para seguir um curso que me dê um futuro próspero.

Tem projetos para um futuro próximo?
R: Para já não, é continuar com o meu dia-a-dia visto que tenho que me aplicar não só no blogue, mas na escola, com a minha recente relação e com a família também. Espero vir a ter parcerias com marcas e pessoas ilustres, adoraria fazer um workshop, ou um showroom com bloggers portugueses e/ou com stylist profissionais. Dou muito valor ao facto de a maior parte dos bloggers portugueses serem jovens e inovadores do futuro nacional.

Para além de se dedicar à Moda, o que mais gosta de fazer?
R: Adoro sair com os meus amigos, o que é normal para uma adolescente como eu. Adoro ficar em casa à frente da lareira enrolada numa manta a ver canais de música e a percorrer todos os canais existentes. Adoro ficar em casa a fazer bolos, sair para tomar o "chá das 5", acompanhado pelos míticos scones. Digamos que sou uma autêntica inglesa nesse aspeto.

E, no dia-a-dia, o que menos gosta de fazer?
R: Odeio acordar cedo! Odeio ficar com a chamada soneira nos olhos! Mas à medida que o tempo passa vou ficando mais espevitada, nunca no mesmo lugar, pois não consigo ficar quieta muito tempo!!

Sugira alguém português que, para si, seja inspirador.
R: Para mim todos os portugueses são inspiradores, todos nós temos uma história de vida que nos remonta para uma época de nostalgia de luta e de liberdade. Sugiro o meu avô - José Amândio Pereira (mais conhecido como Zé Amândio), conhecido em todo o Algarve. Homem sábio que me inspira com a sua filosofia de vida e os seus momentos que o ensinaram a viver!

Para responder de impulso:
Um filme: Breakfast On Pluto
Uma música: Summertime - Ella Fitzgerald
Um livro: The Catcher In The Rye por J.D. Salinger
Uma viagem: Liverpool
Uma cor: Cinzento
Saia ou calças? Calças
Cabelo curto ou comprido? Médio, vale?
Botas ou sandálias? Botas

Sem comentários:

Enviar um comentário