10/01/2012

galeria entrevista Ana Ventura

Terça-feira é dia de entrevista na galeria portuguesa.
Saiba um pouco mais sobre a Ana Ventura.


A Ana nasceu em Lisboa em 1972. Atualmente, vive e trabalha em Queluz de Baixo como ilustradora e artista plástica em regime de "freelancing".
É licenciada em Pintura com especialização na tecnologia de Gravura. Fez também um estágio de Gravura, Ilustração e Pintura em Bruxelas, ao abrigo do programa Erasmus.
É artista da Galeria do Centro Português de Serigrafia e expõe frequentemente em Portugal e no estrangeiro.
Ilustrou o livro "nove storie sull'amore" editado pela Topipittori, em Itália.
Um dia recebeu um e-mail da Converse a convidá-la para participar numa campanha a propósito do centenánio da marca e do projeto RED (projeto para angariar fundos para o combate à sida, tuberculose e malária em África). Assim nasceram os ténis "Spread the News" e com eles a Ana foi catapultada para uma série de revistas e jornais.
Tem um site www.anaventura.com e um blogue desde 2005 chamado Papeis por todo o lado.

O primeiro post chama-se "Primeiro dia" e escreveu:
abcdefghijklmnopqrstuvwxyz
0123456789
\ ! " @ # £ $ § % & / ( ) = ? » « * + ¨ ` ´ ^ ~ ª º _ - : . ; , > <
Acho que não me esqueci de nada...
É com estes rabiscos que vou passar algum tempo a partir de hoje.

www.anaventura.com
papeisportodolado.com
www.etsy.com/shop/shopanaventura
ana-ventura.tumblr.com
facebook


Quando se licenciou em Pintura a ideia era ser pintora?
R: Quando entrei para a FBAUL o sonho era ser artista plástica, não ser apenas pintora mas poder aprender a trabalhar com os diferentes materiais. Mais tarde apercebi-me que a ilustração seria mais um objetivo a conquistar.

A maternidade virou-a para o universo infantil?
R: O universo infantil esteve sempre ligado ao meu trabalho. Quando engravidei do primeiro filho nasceram as primeiras serigrafias com o titulo de "jardins na cabeça". Elas falam da fertilidade, de uma fertilidade criativa, que acontece sempre na minha cabeça.  Nesse mesmo momento o facto de estar a gerar um ser dentro de mim, fez-me pensar que no interior do meu corpo também poderiam existir outros jardins. Depois dessa série comecei a desenvolver as primeiras ilustrações para o livro "Nove storie sull'amore" Editado pela Topipittori, Itália.


A natureza está sempre presente no seu trabalho. Porquê?
R: Gosto muito de plantas e de passear na natureza. Nas férias gostamos sempre de acampar em montanha para sentir a natureza mais de perto. Eu acredito que o processo criativo é como a natureza. Tem um ciclo de vida, nascem ramos, brotam flores, caem folhas e por fim morrem, mas deixam sempre uma semente que irá dar lugar a uma nova vida, planta, uma nova ideia, criação.

Que impacto tiveram os All Star Spread the News na sua vida?
R: Os All Star tiveram um impacto bastante forte na altura em que foram produzidos. Os "Media" proporcionaram uma explosão comunicativa à volta desse acontecimento. Serviu como divulgação do meu trabalho e para a minha projecção como criadora artística.


Chegou a vê-los nos pés de um desconhecido?
R: Vi-os em pés de desconhecidos mas apenas por fotografia, na internet. "Ao vivo e a cores" ainda não.

O blogue também foi uma rampa de lançamento?
R: O blogue foi uma janela aberta para o mundo. Apesar de no início ser escrito apenas em Português, muitos curiosos de fora, visitavam e visitam o blogue apenas para apreciarem as imagens, as fotos e os meus produtos. Há pouco tempo decidi escrever em inglês para poder chegar ainda mais longe e obter mais visitantes diários. Funciona como uma montra para os produtos que apresento na minha loja-online. É um espaço onde gosto de partilhar o meu processo criativo, as minhas ideias e projetos, os autores que me inspiram, os locais por onde ando, as coisas boas que me enchem a vida.


Tem produtos à venda em vários países. Andou a bater às portas ou foi por convite?
R: Foram todas por convite.

Organiza os seus dias ou trabalha por instinto?
R: Organizo os meus dias. Como trabalho sozinha, sou eu que faço tudo. Responder a emails, atualizar o blogue e o site, ir aos correios despachar as encomendas, produção e criação de novos produtos, etc...Não é facil gerir tanta coisa.

Tem projetos para um futuro próximo?
R: Sim, projetos na gaveta à espera da altura ideal para saltarem para o exterior é coisa que não falta por aqui.


Para além da ilustração e das artes plásticas, o que mais gosta de fazer?
R: Gosto muito de gravura, gosto de criar objetos a partir de outros objetos. Gosto de reciclar mobílias,  gosto de tricotar.

Sugira alguém português que, para si, seja inspirador.
R: Gosto muito do trabalho da Lourdes de Castro.

3 comentários:

  1. Obrigada! Ficou muito Bem. Gosto das imagens que escolheste.

    ResponderEliminar
  2. A escolha não foi fácil. Porque eram muitas e boas!
    Obrigada, Ana.

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito da entrevista, reflecte e mostra como é a Ana Ventura.

    A simplicidade sempre aliada á grande criatividade.

    Sou fã incondicional do seu trabalho.

    Muitos parabéns e muito sucesso.

    Bj

    São

    ResponderEliminar