15/12/2011

galeria entrevista Ana Salomé

Quinta-feira também é dia de entrevista na galeria portuguesa.
Saiba um pouco mais sobre a Ana Salomé.


A Ana tem 24 anos, é solteira e atualmente dedica-se inteiramente aos seus monstros.
Frequentou o curso universitário de Som e Imagem na Escola Superior de Artes e Design nas Caldas da Rainha mas a certa altura achou que tinha jeito para fazer bonecos, monstros e outras criaturas e o cinema ficou para trás.
Em 2007 criou o blogue Há Monstros Debaixo da Cama, e desde aí a Ana tem conseguido divulgar o seu trabalho.
Perde horas a divagar por blogues e sites de crafts, design e moda.
É apaixonada pelas ilustrações, personagens e histórias do Tim Burton.
Tem o hábito de todas as semanas fazer um coffee break num café diferente que nunca tenha visitado.
Podem visitar a Ana e os seus monstros no atelier/loja Porta 16 em Alfama ( Rua de São Vicente Nº 28, junto ao panteão nacional).

hamonstrosdebaixodacama.wordpress.com



Como e quando apareceram os monstros?
R: Não foi planeado! Inicialmente não passava de um hobbie nascido numas férias de verão durante a fase da minha adolescência. A 1º peça nada tinha a ver com monstros (foi uma africana grávida). No entanto, continuei a entreter-me a desenvolver a técnica da pasta de papel e aí sim começaram a nascer monstrinhos e consequentemente o nome, o blogue etc. Ao contar o tempo desde a tal africana grávida até hoje  passaram-se cerca de 11 anos... mas... só há cerca de 2 é que me dedico oficialmente ao meu trabalho como crafter. Portanto, foi um longo e lento percurso que espero que se estenda e evolua sempre mais e mais. Com o passar do tempo também se aprimoraram as técnicas e hoje em dia a pasta já é outra e os monstros são revestidos em massa de modelar, mas o interior continua o mesmo (cartões, garrafas de vidro, jornais etc).

Que relevância teve o blogue no seu trabalho?
R: O blogue tornou real o Há Monstros Debaixo da Cama. É  graças a ele e às restantes redes sociais que eu trabalho. Sem a facilidade desses meios era complicada a divulgação. Com elas podemos divulgar o nosso trabalho junto de uma audiência mais vasta (pelo "mundo" fora, sem sair do lugar e sem limites), contactar potenciais clientes e até encontrar parcerias.

Quem é o principal público dos monstros?
R: Vai desde as meninas dos vintes até às meninas dos cinquentas. Neste momento  estou com vontade de me estender também ao público masculino mas para já a vontade ainda não passou para a ação.


A Ana tinha a paixão do cinema. Já pensou em fazer um filme com estes monstros?
R: Apesar dessa paixão, ao frequentar o curso de Som e Imagem, descobri que não passava só mesmo disso, e faltava-me talento. No entanto, adoraria fazer bonecos para um filme de animação (colaboradores procuram-se).

O que é que tem debaixo da cama?
R: Atualmente a minha cama é no chão, por isso o único monstro que nela habita não é debaixo mas em cima e sou eu.



Organiza os seus dias ou trabalha por instinto?
R: O tempo é um dos recursos mais escassos se não for bem gerido. Por isso como freelancer, sem um patrão, sem um horário a cumprir, sem férias pagas e sem um rendimento regular, necessito de mais disciplina e organização que o normal. Tenho de saber controlar toda essa liberdade escrevendo tarefas diárias na agenda e tentando cumpri-las como o planeado. Não me considero "talhada" para a organização por isso requer esforço e atenção pois a tendência é sempre para geri-lo instintivamente.

Tem projetos para um futuro próximo?
R: Em dezembro vai ser lançado o "As Meninas do Caléndário", o primeiro calendário Há Monstros Debaixo da Cama. Além disso, tenho muitas ideias a fervilhar e desejos que quero realizar como o de ilustrar um livro, dar workshops etc.


Para além de monstros, o que mais gosta de fazer?
R: Gosto de cozinhar e aprender tudo sobre alimentação macrobiótica. Gosto de conhecer cafés diferentes na cidade onde vivo. Gosto de correr de manhãzinha. Gosto de meter-me dentro de um cinema com um chocolate a ver a comédia romantica da época. Aos domingos gosto de esquecer tudo, não trabalhar e comer porcarias.

E, no dia-a-dia, o que menos gosta de fazer?
R: Ter que trabalhar em projetos enquanto me apetece trabalhar noutros.

Sugira alguém português que, para si, seja inspirador.
R: Vou destacar duas pessoas a  Débora Arnêdo do "dog&pillow" e a Inês Arnêdo. Pois quer queira quer não, o seu talento inspira-me todos os dias (pois são minhas irmãs).

Sem comentários:

Enviar um comentário