19/12/2011

Laurinda Alves

A Laurinda nasceu em Lisboa em 1961. Da infância guarda a alegria de ter uma família grande e feliz com quem adorava passar férias em Aldeia Velha, a terra dos avós e pais.

fotos daqui
Fez o curso de Comunicação Social na Universidade Nova de Lisboa e começou a fazer jornalismo aos 20 anos. Primeiro como estagiária no departamento de Eurovisão da RTP, depois como coordenadora do Serviço Iberoamericano de Notícias na TVE, em Madrid, e durante 12 anos seguidos como repórter do Telejornal, na RTP. Ao mesmo tempo fez reportagens diárias na TSF (de mota, no início da Rádio em Direto). Fez Grandes Reportagens e Documentários de Investigação.
Ganhou prémios de jornalismo e fez séries para televisão que lhe valeram uma condecoração do presidente da República, atribuída "pelo debate e defesa pública das questões ligadas à Educação". Decidiu fazer apenas televisão e escrever nos jornais. Primeiro n'O Independente e depois no Público - onde acabou por fazer outras coisas, desde escrever para a revista Pública a criar a revista XIS, para além de crónicas semanais no jornal. Foi também diretora da revista Pais & Filhos e voltou a fazer televisão mas como freelancer.
Dedica-se a grandes causas como a defesa da vida ou a cidadania ativa, através da política, da escrita, do voluntariado e da intervenção cívica. Confia nas pessoas e acredita sempre que ‘melhor é possível!’.
Publicou os livros: XIS Ideias Para Pensar, Um Dia Atrás do Outro, Ideias XIS, Atitude XIS e Ouvir, Falar, Amar.
Este ano estreou na RTP2 "Portugueses Sem Fronteiras", onde entrevista três pessoas por programa, que vivem em três países diferentes e trabalham em áreas distintas.


Acha que tem uma escrita impressionista. Não gosta de ser associada à imagem da 'jornalista boazinha'. Prefere não ter rótulos e acreditar que fazemos melhor aquilo que fazemos com convicção.
Gosta de pessoas, casas, livros e viagens. Também gosta do silêncio, do amanhecer e do entardecer. De ouvir tocar piano, de ficar à conversa, do barulho do mar, da voz dos que ama, de coisas e memórias que guarda para sempre.
Foi casada com Miguel Sousa Tavares, de quem tem um filho, Martim.
Tem um blogue chamado A substância da vida, onde escreve sobre aquilo que a marca e interpela, sobre o que a toca e comove.

laurindaalves.blogs.sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário