07/12/2011

Pedro Bidarra

Pedro Bidarra nasceu em Lisboa em 1961.
Licenciou-se em Psicologia Social com estágios em Psicosociologia das Organizações e Psicologia Social Clínica e depois estudou Canto Gregoriano, Composição e História da Música no Instituto Gregoriano de Lisboa.


Fez música e escreveu coisas para filmes, para amigos e rádio. Depois não lhe apeteceu a música - fez bandas-sonoras, composição e deu aulas de Música. Depois de repente não lhe apeteceu o mundo da música. E um dia não tinha dinheiro para a renda - isto nos anos 80 - e disseram-lhe: "Há ali uma agência de publicidade que precisa de um copy" - um gajo que escreve anúncios. E pensou: isso é fácil.
Assim, iniciou a sua actividade profissional na publicidade em 1988 como copywriter na TBWA/EPG até ao fim de 1998 como vice-presidente e diretor criativo. Em 1999 mudou para a BBDO, onde é CCO (Chief Creative Officer) e Vice-Presidente, com fama de ser um dos mais implacáveis na publicidade. E é desde 2002 membro do BBDO European Creative Council.


Na conferência Portugal Global sublinhou que "se não houver amor pelo país, não vamos lá". Diz que Portugal precisa de fazer qualquer coisa pela nossa estima, e que o país só melhora, na sua opinião, com patriotismo. "Portugal tem de se reposicionar, tem de cuidar da sua reputação. Temos de acrescentar criatividade, tecnologia, inovação à reputação".

imagens daqui, daqui e daqui.
Pedro Bidarra já foi premiado nos mais importantes festivais nacionais e internacionais. Melhor copywriter do ano, Melhor diretor criativo de Portugal, personalidade Iberoamericana do ano. Sob a sua direcção a BBDO foi várias vezes eleita Agência do ano pelo Clube de Criativos de Portugal.
No seu blogue Coisa Bidarras escreve artigos de opinião.

coisasbidarras.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário