10/12/2011

Tiago Pires

O Tiago nasceu em Lisboa em 1980.  Desde cedo começou a frequentar as ondas da Ericeira, onde vive.
Tiago Pires, também conhecido por "Saca", é considerado um fenómeno do surf europeu, desde muito novo conquistou títulos e colecionou recordes. É a sensação do surf em Portugal e uma estrela em ascensão no cenário internacional.



Começou aos 13 anos a competir no Circuito Nacional de Esperanças, que ganhou duas vezes. Em 1998, foi vice-campeão do mundo sub-18 e sagrou-se campeão europeu sub-21, o que lhe valeu o reconhecimento internacional e o terceiro lugar numa lista dos 100 melhores jovens surfistas do planeta.
Em 2007 conquistou um dos cobiçados lugares do ASP World Tour, exclusivo aos melhores 45 surfistas do mundo. Desde então, subiu várias vezes ao pódio. O “portuguese tiger” derrotou o mítico Kelly Slater.
Em 2009 foi o primeiro português a ser classificado para o World Circuit Tour e foi considerado o 24.º melhor surfista do mundo.


Em 2010, obteve a melhor classificação de sempre, um 21º lugar, depois de uma primeira metade de época de alto nível.
Este ano anunciou que nos próximos 10 irá representar a equipa da QuikSilver, depois de muitos anos ao serviço da Billabong, e esteve entre os melhores surfistas do mundo a igualar os seus dois melhores resultados de sempre, com um terceiro lugar no QuikSilver Pro Gold Coast, a primeira etapa do Circuito Mundial de Surf 2011.
Em Agosto de 2011 inaugurou a Tiago Pires Surf School que é um projecto direcionado para os mais novos. Procura formar surfistas para o futuro e tem também como missão uma componente de ação social, através de eventos junto de instituições de solidariedade. Esta escola conta com o apoio da Quiksilver, Roxy, TMN e Moskova.
fotos: © Timo Jarvinen
Foi eliminado no Billabong Pipe Masters, última etapa do World Tour 2011 da ASP, mas garantiu a qualificação para a próxima temporada, mesmo antes de entrar na água.
2012 será a sua quinta temporada consecutiva entre a elite mundial, vai iniciar o ano a defender o 3.º posto desta temporada no QuikSilver Pro Gold Coast.

www.tiagopires.pt

O vídeo não está em português mas vale a pena ver.
(Tiago Pires Moments video for QuikSilver Spring 2011 Boardshorts).

Sem comentários:

Enviar um comentário