20/01/2012

galeria apresenta Chapitô

Todas as sextas-feiras a galeria portuguesa apresenta uma loja, projeto, ideia, grupo, evento, marca ou produto, com uma única regra: Tem que ser nacional!

Hoje, apresentamos o Chapitô.


Uma casa de reclusão de raparigas transformou-se numa casa de cultura para todos. Integrar e Incluir é o lema da intervenção Social do Chapitô, que não precisa de grandes apresentações mas merece um destaque na galeria portuguesa.

Fica na Costa do Castelo em Lisboa e é um espaço pluridisciplinar onde se desenvolvem atividades em três áreas distintas em permanente articulação: Apoio Social, Formação e Cultura.
Este trabalho de animação sociocultural, virado para as artes circenses, é feito junto de crianças e adolescentes oriundos de bairros problemáticos e de jovens entregues pelo Tribunal de Menores às instituições de reinserção social.
O Chapitô é uma associação cultural sem fins lucrativos, ONGD e Instituição Particular de Solidariedade Social, com estatuto de Superior Interesse Social e Manifesto Interesse Cultural.
Em 2009 foi o vencedor do Prémio Gulbenkian Beneficência.



É impossível falar do Chapitô sem falar de Teté, a mulher-palhaço, ou melhor Teresa Ricou, presidente da instituição e mentora de todo este projeto, pedagoga, ativista e profundamente humanista. A história da sua vida confunde-se com a história de um país democrático, que quis ver na cultura um modelo e um pilar estruturante.
Sobre o Chapitô, diz assim:
"O Chapitô é circo, é redondo, é multicultural, é fantasioso! É real e vinculativo nas solidariedades. As principais armas de combate são as artes. O campo de combate é o mundo na sua diversidade e nos seus paradoxos."

fotos daqui, daquidaqui.

Chapitô
Costa do Castelo, n.º 1 / 7
1149-079 Lisboa - Portugal
chapito.org
chapitoblog.blogspot.com
facebook

Consulte aqui a agenda.
E aqui a programação do Bartô

Sem comentários:

Enviar um comentário