11/01/2012

Graça Viterbo

Nasceu em 1946 e é a mais nova de três irmãs e também a mais irreverente.
O gosto pelo desenho chegou-lhe cedo, assim como investidas a papelarias, onde gastava todos os centavos das mesadas e as horas livres eram passadas a recortar bonecas de papel e a colorir os vestidinhos.


Estudou no Liceu Francês e pensou em seguir Escultura, mas não conseguiu convencer os pais. Foi para Direito, seguindo as pisadas da irmã mais velha, mas rapidamente se decidiu pelo curso de Artes Decorativas da Fundação Ricardo Espírito Santo Silva. Foi uma aposta arriscada, nessa altura em Portugal a decoração era só para alguns eleitos, as lojas não ofereciam serviços, ninguém decorava casas. Mas o que a motivou foi achar que esta profissão poderia vingar. Foi visionária e tinha razão.
Foi para Londres com pouco dinheiro, fazer uma pós-graduação em Design de Interiores na Inchbald School of Design. "Na altura certa. Era onde tudo estava a acontecer, era tudo tão novo e diferente!"
Regressou a Portugal, adepta de mini-saias e pronta para trabalhar. Foi assistente de Maria José Salavisa e quando teve o primeiro filho resolveu não parar e começou a trabalhar sozinha, em casa, onde podia conciliar o papel de mãe e de designer. Depois abriu um pequeno atelier, que foi aumentando. Passado uns anos já tinha a primeira loja, um show-room de mobiliário, produtos para interiores e tecidos inspirado em Tricia Guild (a mentora da marca Designers Guild).





É especialista em tecidos, na sua opinião são indispensáveis para dar o conforto necessário a uma casa. Os seus projetos revelam um estilo clássico, com detalhes ricos e luxuosos. Trabalha com marcas de renome e de muita qualidade. O seu portfolio reúne obras no setor residencial, em grandes projetos de imobiliário, em empresas líder nacionais, na Banca, Restauração e Hotelaria de luxo, assim como a participação de destaque em exposições de Design de interiores nacionais e internacionais. Presidiu a delegação portuguesa da International Interior Design Association (IIDA), com sede nos EUA. Foi distinguida com o Prémio D. Antónia - Empresária do Ano e as Medalhas de Mérito Cultural e Empresarial da Câmara Municipal de Cascais, entre outros.
Hoje, tem dois dos seus três filhos a trabalhar consigo, vários livros publicados e tempo para se dedicar aos netos.

www.gviterbo.com

Sem comentários:

Enviar um comentário