25/01/2012

Jorge Palma

Nasceu em Lisboa, em 1950.
Aos seis anos iniciou os estudos de piano. Com oito fez a sua primeira audição no Conservatório Nacional.
Na rádio ouvia Maria de Lurdes Resende, António Calvário, Amália e música clássica. Depois, no final dos anos 50, a mãe comprou um gira-discos e isso levou-o a conhecer o Charles Aznavour, o Gilbert Bécaud, o Dylan, o Simon & Garfunkel e o Elvis.
O grande choque foi quando conheceu os Beatles e os Rolling Stones. Tinha 14 anos e ficou completamente rendido. Desistiu do curso para se dedicar à música, como orquestrador, mas perdeu o direito ao adiamento da tropa. Partiu para Londres e depois para a Dinamarca.


Fez parte dos Black Boys e do grupo hard/rock Sindikato. Começou por compôr em inglês, a estreia a solo foi em 1972 com o single “The Nine Billion Names Of God”.
Depois, surgiram músicas em português e encomendas de composição e orquestração para outros intérpretes.
Viveu sempre da música mas nas alturas de menos dinheiro fez traduções técnicas.
Em Paris percorreu bares, esplanadas e o Metro, tocando Bob Dylan, Leonard Cohen, Paul Simon e Crosby, Stills & Nash, entre outros.


Em 1983, quando estava prestes a regressar aos seus estudos musicais, nasceu o seu primeiro filho, Vicente.
Do álbum O Lado Errado da Noite saiu o single “Deixa-me Rir”, com enorme sucesso. Foi distinguido com alguns prémios e definido por alguns críticos como “O lado certo de Jorge Palma” ou “Palma de Ouro”. Na sequência deste trabalho fez uma longa tournée por Portugal, passando também pelas ilhas, destacando-se a sua primeira grande apresentação em Lisboa, na Aula Magna.
Em 1986, concluiu o Curso Geral de Piano e gravou o seu sétimo álbum de originais Quarto Minguante que foi um trabalho marcado pelos problemas entre Jorge Palma e a editora, sobretudo pela tentativa de imposição de um determinado tipo de sonoridade. Sempre gostou de ser um livre-pensador.


A mãe sonhava que fosse pianista, mas Jorge Palma não resistiu aos apelos do rock. Tocou nas ruas e viveu sem limites. Muitas vezes acordou sem se recordar do que fez, mas diz que mudou. Pediu ajuda médica e libertou-se.
A música "Encosta-te a Mim", do álbum Voo Nocturno de 2007 foi um mega-sucesso, cativou novos públicos e lançou a sua carreira para um patamar quase inantigível em Portugal. Curiosamente, casou com a sua atual mulher, Rita Tomé, em Las Vegas ao som desta música (cantada pelo próprio), os padrinhos foram o Elvis e a dona da capela.


Lançou recentemente Com Todo o Respeito, sobre este trabalho diz que: "É um disco perfeitamente despretensioso. Não tenho nenhuma ideia inovadora em relação à música, continua a ser o meu estilo, a minha maneira de escrever. Deixo as ideias correrem e gosto de me surpreender."
"Página em Branco" é o nome do 1º single deste novo álbum, que estreou em Setembro na sua página oficial do facebook.



13 álbuns editados; muitos singles e EP's; várias coletâneas e colaborações; projetos como Palma's Gang, Rio Grande, Cabeças no ar e Palma & Friends; um livro de poemas e uma biografia oficial fazem parte da sua carreira.
Em tempos disse que a sua vida tem tantas histórias que nunca vai conseguir contá-las todas...
Tem respeito pelas pessoas que não desistem das suas ideias, das suas intenções e das que se mantêm fiéis aos seus valores.
Agora já só pensa em ser avô.

fotos daqui, daqui, daqui e daqui.

Encosta-te a mim,
nós já vivemos cem mil anos
encosta-te a mim,
talvez eu esteja a exagerar
encosta-te a mim,
dá cabo dos teus desenganos
não queiras ver quem eu não sou,
deixa-me chegar.
Chegado da guerra,
fiz tudo p´ra sobreviver em nome da terra,
no fundo p´ra te merecer
recebe-me bem,
não desencantes os meus passos
faz de mim o teu herói,
não quero adormecer.

Tudo o que eu vi,
estou a partilhar contigo
o que não vivi, hei-de inventar contigo
sei que não sei, às vezes entender o teu olhar
mas quero-te bem, encosta-te a mim.
Encosta-te a mim,
desatinamos tantas vezes
vizinha de mim, deixa ser meu o teu quintal
recebe esta pomba que não está armadilhada
foi comprada, foi roubada, seja como for.
Eu venho do nada porque arrasei o que não quis
em nome da estrada onde só quero ser feliz
enrosca-te a mim, vai desarmar a flor queimada
vai beijar o homem-bomba, quero adormecer.

Tudo o que eu vi,
estou a partilhar contigo o que não vivi,
um dia hei-de inventar contigo
sei que não sei, às vezes entender o teu olhar
mas quero-te bem, encosta-te a mim

Encosta-te a mim
Encosta-te a mim

Quero-te bem.
Encosta-te a mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário