06/02/2012

David Fonseca

Um homem, mil instrumentos e uma Polaroid.
O David nasceu em Leiria em 1973. Adora gatos, fotografia e andar de bicicleta.
Estudou cinema, vertente de Imagem, na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa e foi aluno da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Foi também fotógrafo de moda, chegando a participar em alguns catálogos.


Pertenceu ao grupo Silence 4 que, nos finais da década de noventa, se tornou um fenómeno da música portuguesa, arrecadando multi-platina em 2 anos. Desde aí não tem parado de nos surpreender. É autor, compositor, intérprete e performer completíssimo. Esgota auditórios por todo o país, ganha prémios, e leva a sua música além fronteiras.
Em 2003, já a solo, lançou o álbum Sing Me Something New, onde tocou praticamente todos os instrumentos. O primeiro single atingiu o número 1 do airplay nacional e o segundo foi escolhido como tema de campanha da Vodafone, catapultando uma digressão de grande sucesso por todo o país.
Em 2004 participou no projecto Humanos, dando voz a temas inéditos de António Variações ao lado de Manuela Azevedo e Camané. O sucesso do disco culminou em 3 espetáculos memoráveis nos Coliseus de Lisboa e Porto e uma atuação para 40.000 pessoas no festival Sudoeste.
Em 2005 o disco Our Hearts Will Beat As One foi disco de ouro logo após o seu lançamento e foi considerado pelos media como o melhor álbum pop do ano. Pela terceira vez foi nomeado para o MTV European Music Awards.
O álbum Dreams In Colour veio em 2007 e com ele o single Superstars e uma versão de Rocket man (de Elton John) - Esta versão teve direito a um vídeoclip gravado em take único e passado de trás para a frente.
Em 2008, David Fonseca foi eleito artista do mês na MTV e Artista do Ano pelos leitores da revista Blitz.
Between Waves, o seu 4º disco a solo (que compôs e escreveu na íntegra ) marcou o regresso à performance de praticamente todos os instrumentos. Este disco foi também editado em Itália, na Grécia e em Espanha.



Em 2011 os Premios de la Música y la Creación Independiente - Pop Eye distinguem David Fonseca como Artista Revelación Europeo.
Criou uma comunidade online com o nome Amazing Cats Club, baseado na sua label e estúdio The Castle of Amazing Cats com o intuito de agrupar os entusiastas da sua obra.
O David tem agora um novo projeto musical com o nome Seasons que terá a duração de um ano, ao longo do qual editará dois álbuns e várias canções através de vários formatos.
Propõe relatar a sua vida através de canções durante 12 meses, de Março deste ano até Março de 2013.
«A ideia: um ano de vivências e observações pessoais transformadas em canções, um retrato musical dos dias que marcaram esse trajecto numa espécie de calendário/diário musical»
Os dois discos saídos de Seasons chamam-se Rising e Falling e serão lançados a 21 de Março e a 21 de Setembro, respetivamente. O primeiro single, What Life Is For, está disponível a partir de hoje.

1 comentário: