19/07/2012

Estrada de palha

Estrada de Palha é um western realizado por Rodrigo Areias (que já tinha mostrado o seu talento em telediscos e curtas-metragens) cuja ação decorre no início do século XX, após o regicídio, mas ainda antes da implantação da República.
Um homem, após ter vivido longe do seu país durante mais de uma década, volta à sua aldeia para vingar a morte do irmão. Inspirado nos escritos de Henry David Thoreau, traduz Desobediência Civil para Português. Num país onde a corrupção e a extorsão são encaradas com normalidade, aqueles que materializam a representação do Estado prendem e matam impunemente. Alberto tenta combater a tirania do estado e salvar o que resta da sua família. Mas este é um país onde nada muda…
O filme foi rodado entre a Serra da Estrela e o Alto Alentejo - além de uma série de planos feitos na Lapónia.


Com Vítor Correia, Nuno Melo, Ângelo Torres, Inês Mariana Moitas e Adelaide Teixeira nos principais papéis.
E banda sonora (predominantemente acústica) de Paulo Furtado (The Legendary Tigerman) e Rita Redshoes, o que motivou a exibição do filme em versão cine-concerto em várias salas do país, ainda antes da estreia comercial.

Em exibição num cinema perto de si.
Aqui fica o trailer:

2 comentários:

  1. Já tinha ido ver este filme e adorei. Muito actual, na crítica que faz e na impotência do cidadão em tentar mudar a forma como as coisas funcionam.

    ResponderEliminar
  2. Vi um documentário sobre o filme há uns largos meses. Mas não cheguei a vê-lo.
    Se me lembrar e estiver disponível para aluguer, sou capaz de experimentar.

    ResponderEliminar