11/11/2011

Afonso Cruz

É o Homem dos 7 ofícios. É escritor, músico, cineasta e ilustrador. Toca N instrumentos, canta e ainda passa pela publicidade.
Nasceu em 1971, na Figueira da Foz e estudou nas Belas Artes de Lisboa, no Instituto Superior de Artes Plásticas da Madeira e na António Arroio.
Escreveu seis livros: "A Carne de Deus" (Bertrand), "Enciclopédia da Estória Universal" (Quetzal), "Os Livros Que Devoraram o Meu Pai" (Caminho), "A Contradição Humana" (Caminho), "A Boneca de Kokoschka" (Quetzal) e "O Pintor Debaixo do Lava-Loiças" (Caminho).
Já ilustrou cerca de trinta livros para crianças, trabalhando com autores como José Jorge Letria, António Torrado e Alice Vieira. O livro "Bichos Diversos em Versos" foi seleccionado pela Biblioteca Internacional de Juventude /White Ravens 2010 e "Galileu à Luz de uma Estrela" ganhou o Prémio Ler/Booktailors 2011 - Melhor Ilustração Original.
Publica, também, ilustrações em revistas, capas de livros e publicidade.
Em 2007 gravou um disco (Homemade Blues) com a banda de que é membro, The Soaked Lamb, para o qual compôs todos os originais, escreveu letras, tocou guitarra, harmónica, banjo, lap steel, ukulele e cantou.
Em 2010, lançou um novo CD, "Hats and Chairs", apenas de originais e com vários convidados.
Receberam recentemente o Prémio Pop Eye 2011, que será atribuído no sábado pelo Festival Cáceres Pop Art, em Espanha. O grupo The Soaked Lamb, foi considerado o melhor artista português de 2010, ano em que saiu o álbum "Hats & Chairs".
Entre outras coisas, realizou uma curta-metragem chamada "Dois Diários e um Azulejo", que ganhou duas menções honrosas (Cinanima e Famafest), um prémio do público e participou em diversos festivais internacionais.

afonso-cruz.blogspot.com
www.facebook.com/Afonsocruz





Sem comentários:

Enviar um comentário