17/12/2011

Rui Costa

Foi ele que marcou o penálti contra o Brasil que tornou Portugal campeão do mundo de sub-21.
Foi ele que marcou um golo ao Benfica, no Estádio da Luz, pela Fiorentina e ficou lavado em lágrimas. O público chorou com ele e ainda o aplaudiu. As imagens foram utilizadas para publicidade ao Benfica.


Rui Costa (ou "O Maestro") não foi só mais um jogador de futebol. Para além de talentoso, é humilde, é correto e foi um dos melhores jogadores portugueses de todos os tempos.
Aos cinco anos entrou para a equipa de infantis do Damaia Ginásio Clube. Quatro anos depois, tentou a sua sorte nos treinos de captação do Sport Lisboa e Benfica. Dez minutos chegaram para impressionar o Rei Eusébio. Durante oito anos aprimorou a qualidade e o estilo nas camadas jovens do Benfica até 1990, depois esteve emprestado um ano ao Fafe. Regressou ao Benfica onde venceu 1 Taça de Portugal e 1 Campeonato.

foto daqui
A Fiorentina interessou-se e desembolsou 1,2 milhões de contos (cerca de 6 milhões de euros). A transferência serviu como um balão de oxigénio para as finanças do clube que na altura vivia grandes problemas financeiros.
Rui Costa jogou sete épocas na Fiorentina onde venceu 2 Taças de Itália e 1 Supertaça. Muitas foram as vezes em que se falou da sua saída, mas manteve-se até à entrada em falência do clube.
A transferência para o AC Milan concretizou-se, pela quantia milionária de cerca de 45 milhões de euros. Rui Costa jogou cinco temporadas e conquistou 1 Taça de Itália, 1 Liga dos Campeões, 1 Supertaça, 1 Campeonato e 1 Supertaça Europeia.
Em 2004 fez o seu último jogo pela seleção portuguesa, na final do Euro 2004, em Portugal, no Estádio da Luz frente à seleção da Grécia.
Em 2006 foi apresentado como novo jogador do Sport Lisboa e Benfica. A transferência, desta vez, foi a custo zero.

"O regresso não teve a ver com a minha vontade, mas com as condições entre clubes, que impediram que voltasse mais cedo. Muitas pessoas questionam porque só regressei aos 34 anos. Lembro que, quando saí da Fiorentina, em 2001, custei ao Milão 45 milhões de euros. Uma verba que o Benfica não podia, de forma alguma, pagar. O não ter regressado antes nunca teve a ver com condições que eu tenha colocado. E demonstrei isso quando voltei, pois ainda tinha mais um ano de contrato com o Milão. Voltei com um contrato em branco. Disse ao presidente para preencher a parte relativa ao salário. Apenas fiz uma exigência: ter o meu número 10 nas costas!"

Terminou a sua carreira futebolística na época de 2007/2008, no Sport Lisboa e Benfica, num jogo contra o Vitória de Setúbal. Foi substituido aos 86 minutos para receber uma enorme ovação do público.
Em 2008 foi apresentado como diretor desportivo do Sport Lisboa e Benfica, cargo que continua a exercer.

foto daqui
Qual foi o melhor futebolista com quem jogou?
Paolo Maldini, do Milão, o jogador mais completo de todos.

Qual foi o futebolista com quem jogou e que passou ao lado de uma grande carreira?
Luís Mariano, um ex-jogador do Benfica. Cresceu comigo nas camadas jovens, era um ano ou dois mais velho que eu. Era também um número 10. Tinha um talento fora do normal.

Que treinador mais o marcou?
Carlos Queirós, na selecção, e Eriksson, no Benfica. Cada um à sua maneira.

Qual foi o maior falhanço?
O penálti contra a Inglaterra, nos quartos de final do Euro 2004.

E o melhor jogo da sua vida?
Um Milão-Real Madrid, para a Liga dos Campeões. E tenho um Benfica-Parma, nas meias finais da Taça das Taças, no Estádio da Luz. Faço a assistência para o 1-0 e marco o 2-1.

Qual foi a melhor equipa em que jogou?
O Milão campeão europeu e a selecção portuguesa no Euro 2000.

E o melhor ponta de lança com quem jogou?
Gabriel Batistuta, avançado argentino da Fiorentina.

E o médio que lhe deu mais trabalho?
Didier Deschamps, capitão da França e jogador da Juventus.

Qual o melhor clube?
O Milão e o Benfica.

E o melhor presente?
Entre 120 mil pessoas a cantarem-me os parabéns no Estádio da Luz (antes de eu ir para Itália), a despedida como jogador do Benfica e as 35 mil bandeirinhas portuguesas em Florença quando voltei à cidade com o Milão (não joguei, estava lesionado, mas pediram-me para ir lá) são presentes muito iguais, não é fácil escolher.

Qual é o melhor estádio?
O Estádio da Luz, o antigo. Este é mais moderno, mais confortável, mas o antigo era mágico!

Questionário retirado de uma entrevista ao jornal Expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário