18/01/2012

António Torrado

António José Freire Torrado nasceu em Lisboa em 1939.
Chegou a pensar em ser advogado, mas adormecia nas aulas. Licenciou-se em Filosofia pela Universidade de Coimbra, foi professor do ensino secundário mas foi afastado por motivos políticos.
A sua atividade profissional é diversa: escritor, poeta, professor, pedagogo, jornalista, editor, produtor e argumentista para televisão. É também um fabuloso contador de histórias, um grande conversador e tem muito sentido de humor.

foto daqui.
Os livros são a sua grande vocação, dedicou-se à escrita desde muito novo, começou a publicar aos 18 anos. Possui uma obra bastante extensa e diversificada, que integra textos de raiz popular e tradicional, mas
também poesia e sobretudo contos. Reconhece a importância fundamental da literatura infantil enquanto veículo de mensagens, elegendo como valores a promover a liberdade de expressão e o respeito pela
diferença. Já escreveu mais de 140 livros, a maior parte para crianças, tendo recebido vários prémios. Escreveu sobre animais e figuras mitológicas, sobre lendas e princesas, sobre vizinhos e estrelas...
É ainda autor de manuais escolares e atualmente é Coordenador de Cursos na Fundação Calouste Gulbenkian e professor na Escola Superior de Teatro e Cinema. É também dramaturgo na companhia de Teatro Comuna em Lisboa.
Toda a sua obra é importante e por isso alguns dos seus livros foram incluídos na lista de Honra do IBBY- International Board on Books for Young People.
António Torrado é o escritor homenageado na V edição da Ilustrarte, a decorrer até 8 de Abril de 2012 no Museu da Electricidade.

1 comentário: