28/01/2012

galeria apresenta Cláudia Loureiro e o Reino já cheguei

A galeria portuguesa lançou o desafio e a Cláudia apresentou-se assim:

Achei que devia estar aqui porque tenho um Reino (oficialmente desde 2008)!
Juntei todas as pedras que me apareceram no caminho e construí um Reino. Quantas são as pessoas que têm um reino na blogosfera ou mesmo fora dela?
Assim sendo, posso considerar-me rainha deste mundo de fantasia, tecidos, rendas, botões, cartolina, cartão e muito carinho... criado por mim...


Hoje a galeria apresenta a Cláudia Loureiro e o seu Reino já cheguei.

Chama-se Cláudia Loureiro, é autodidata e dedica-se a várias técnicas. Foi ainda em criança que se iniciou na costura, a mãe ensinou-a a fazer moldes e a aprimorar os acabamentos. Foi também a mãe e a avó materna que a ensinaram a fazer crochet. Sempre gostou de desenhar e de pintar.
Com a gravidez regressou às costuras, com uma manta de patchwork e um urso para o filho, depois vieram as bonecas de pano.


Mas este Reino começou com dois DVD’s feitos e editados pela Cláudia e pelo marido, um durante a gravidez do primeiro filho, Estou a Chegar! e outro chamado Já Cheguei! que fazem a reportagem da gravidez e dos dois primeiros anos de vida do Tiago, que deu nome à personagem Príncipe Tiago Caracolinhos.
A Cláudia criou este universo imaginário com histórias que escrevia para mais tarde contar ao filho. Depois veio outra gravidez, de uma menina, e as histórias ganharam uma nova personagem, a Princesa Joaninha Pigoita.
O Reino Já Cheguei é acima de tudo um tributo aos seus filhos.




Depois de publicar algumas histórias no blogue começou a receber pedidos de mais e mais textos. Resolveu, então, fazer uma publicação de autor com textos e ilustrações da sua autoria e nasceu um livro com personagens baseadas num estudo genealógico que fez da família. As personagens têm cognomes que foram na realidade alcunhas dos seus antepassados: Ri-te Ri-te, Tangerina, Cheira m’a Ninhos, etc.
Com o sucesso on-line do livro começaram os pedidos de bonecas de pano e porta-chaves que se estenderam a peças em fimo, botões, pins e bijuteria que a Cláudia foi satisfazendo e criando.




Para conhecer mais sobre o Reino Já Cheguei, visite estes links:
reinojacheguei.com
reinojacheguei.blogspot.com
facebook

Neste vídeo, o Reino desenhado pela Cláudia.

2 comentários: