30/01/2012

Luísa Sobral

A Luísa nasceu em Lisboa em 1987.
Foi com uma guitarra que iniciou a empatia com os instrumentos. Foi com a guitarra que percebeu de onde vinham os acordes das músicas dos pais. Dos Beatles e de outros. E foi com tenra idade que se entregou às canções únicas que o jazz eternizou.
Saiu do anonimato em 2003 no programa Ídolos, da SIC. Tinha apenas 16 anos e ficou em 3º lugar. Pouco tempo depois foi para os Estados Unidos em busca de formação musical e fez a licenciatura na Berklee College of Music. Passou por Boston e Nova Iorque, durante quatro anos que lhe permitiram descobrir a sua própria identidade musical.


Ainda antes de editar o seu primeiro registo discográfico a Luísa esteve nomeada para Best Jazz Artist nos Hollywood Music Awards de 2009, ganhou a Best Jazz Song nos Malibu Music Awards de 2008 e foi finalista em dois concursos de escrita de canções, a John Lennon Sonwriting Competition e a International Songwriting Competition.
“The Cherry On My Cake” é o seu primeiro álbum de originais, lançado em Março de 2011 e já atingiu o disco de ouro.
Aponta como influências Björk, Regina Spektor, Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Chet Baker, Elis Regina, Rui Veloso, Jorge Palma, Bernardo Sassetti, Sara Tavares, Maria João e Mário Laginha.
A sua vivência e a relação com as pessoas inspiraram-na no processo de composição do seu disco de estreia, como o cinema francês, o frenesim de Nova Iorque e o afeto familiar de Lisboa.
É uma mistura da sonoridade das melodias dos anos 50 com sons que gosta de ouvir agora, como a harpa, por exemplo.
A Luísa é cantora, compositora, letrista e instrumentista.

luisasobral.com
Se quiser ver a Luísa ao vivo e a cores, aqui ficam as datas dos próximos concertos:
17 de Fevereiro - Seia Jazz & Blues 2012 (Seia)
18 de Fevereiro - Theatro Circo (Braga)
8 de Março - Teatro José Lúcio da Silva (Leiria)
13 de Abril - Casa da Música (Porto)
14 de Abril - CCB (Lisboa)



2 comentários:

  1. Adoro o trabalho da Luisa e tive o privilégio de conhece-la ha bem pouco tempo em Leiria no concerto que deu no Jose Lucio. é adoravel em palco e mais ainda fora dele.
    Fiz um post com ela no meu blog, e ela... ainda agradeceu:)
    http://anabananadesign.com
    Viva às "queridas Luisas" de Portugal!
    Que são lindas, simpáticas, talentosas e muito queridas!
    PS_Gosto muito do vosso blog! Parabéns pelo projecto!!!

    ResponderEliminar