09/03/2012

galeria apresenta Lágrimas de um Palhaço

Todas as sextas-feiras a galeria portuguesa apresenta uma loja, projeto, ideia, grupo, evento, marca ou produto, com uma única regra: Tem que ser nacional!

Hoje, apresentamos o filme Lágrimas de um Palhaço.


Lágrimas de um Palhaço é o nome da curta-metragem de Cláudio Sá. Conta a história de um velho palhaço preso na rotina que procura o caminho da liberdade.
Este filme de animação português foi selecionado para "Cannes Court Métrage - Short Film Corner" e vai estar em destaque na 65ª edição do Festival de Cannes.
Tem seis minutos e a banda sonora conta com música de António Neves, Zack Hemsey e Moby.
O Festival de Cannes decorre entre 16 e 27 de Maio mas ainda antes de chegar ao festival, o filme vai estrear dia 10 de Março em Nova Deli, na Índia.



Sobre o filme:
“Lágrimas de um Palhaço” conta a história de um velho palhaço que leva uma vida rotineira e solitária. As decisões que tomou, aliadas ao acaso, conduziram-no até um presente infeliz. O seu interior consulta o passado como caminho para um novo futuro. O filme aborda as temáticas do destino, da rotina e do emprego. A nível narrativo são usadas muitas metáforas, comparando o circo ao local de trabalho, o palhaço ao cidadão. Há um recurso muito intenso a símbolos e sinais. Um conto realista e imaginativo ao mesmo tempo. Outros temas abordados são o acaso, a sorte, o azar e, acima de tudo, a procura. A nível plástico o filme é muito texturado e com o uso recorrente do tracejado nos objetos e no contorno da personagem. Os ambientes surgem em tons cinzentos, sendo a personagem o único elemento colorido. O filme tem fases onde o som é determinante, explicando a narrativa. A música intensifica e persegue o espírito da personagem, uma vez que não existe narrador nem diálogos.

claudiosa.com

Sem comentários:

Enviar um comentário