05/01/2012

Ana Free

Chama-se Ana Gomes Ferreira e nasceu em 1987. Cresceu em Cascais e estudou na St. Julian's School, altura em que tinha uma banda chamada Audacity, juntamente com outro fenómeno do YouTube, a sua amiga Mia Rose.
Nunca teve formação musical, aos oito anos o pai ensinou-lhe os primeiros acordes na guitarra do irmão e foi praticando. Pouco tempo depois já compunha músicas com letras e melodias bem definidas. Inspira-se em experiências próprias e em pessoas que fazem ou já fizeram parte da sua vida.


Foi com 18 anos para Londres fazer o curso de Economia na University of Kent. Apresentou-se ao mundo através do YouTube, em Janeiro de 2007. De forma descontraída e sem noção do impacto que viria a ter, fez o upload de um vídeo onde cantava uma música da Sheryl Crow "Strong Enough To Be My Man".


Seguiram-se muitos outros vídeos e multiplicaram-se os seguidores. O seu sucesso foi tal que rapidamente alcançou 30 milhões de visualizações e uma legião de mais de 80 mil subscritores no YouTube. Isto, sem qualquer disco editado, sem concertos realizados, sem apoio do circuito comercial e nenhum trabalho de marketing ou publicidade.
Enquanto gravava estes vídeos continuou a licenciatura em Economia, que acabou em 2008. Nesse ano editou o single "In My Place" que foi um sucesso na rádio, saltou para o primeiro lugar do top iTunes Portugal e foi aproveitado para publicidade televisiva da Zon.


Gravou outros singles e um EP "Radian" que estreou em concertos esgotados em Miami e Nova Iorque. Abriu concertos em festivais e grandes salas de espetáculos para artistas como Shakira, Colbie Caillat, James Morrison, Joe Brooks e cantou para 15 mil pessoas na American Airlines Arena, em Miami. Também deu voz à música do filme da Disney "Sininho", na versão portuguesa.
Prepara-se para lançar, em 2012, o seu álbum de estreia.

fotos daqui e daqui
Adora desporto. Quando era adolescente praticou futebol, vólei e ténis.
Gosta de seguir as notícias e é viciada em aprender. Um dia, gostava de criar uma organização para ajudar crianças e famílias desfavorecidas, para que todos possam ter as mesmas oportunidades e acesso a uma boa educação.

youtube.com/user/anafree
anafreemusic.com

Sem comentários:

Enviar um comentário