11/02/2012

galeria apresenta Muro da felicidade

O Muro da felicidade é um projecto de arte urbana que tem como lema, “a arte pode mudar o mundo”, inspirado pelo trabalho do fotógrafo francês JR que em 2011 venceu o Prémio TED (Technology Entertainment Design) com o projeto Inside Out, que desafiava pessoas de todo o mundo a mudarem a sua comunidade através de retratos gigantes expostos em locais públicos.
Joanne Gatefield, Alexandra Dias e Isabel Pinto decidiram contaminar a cidade de Lisboa com um vírus positivo. Querem espalhar "pensamento positivo" tendo em conta os desafios atuais do país. Querem pôr as pessoas a olhar para a frente, com boa energia e, se possível, com uma grande gargalhada. Para isso colaram nas paredes da antiga FIL, na Avenida da Índia, fotografias de grandes dimensões de 138 pessoas a rir, transformando um muro comum da capital num autêntico "Muro da felicidade!".



Durante o Verão, as dinamizadoras do Inside Out Lisboa desafiaram amigos e conhecidos para três sessões de fotografia, realizados pela fotógrafa Isabel Pinto. As imagens foram depois foram enviadas em formato digital para a organização internacional do Inside Out, nos Estados Unidos, que transformou os retratos em posters de 1,20 metros por 90 centímetros.
Algumas pessoas são anónimas, outras são caras conhecidas. Mas todos estes retratos têm em comum a felicidade expressa através do riso.

facebook

2 comentários: