07/02/2012

galeria entrevista Lara Luís

Terça-feira é dia de entrevista na galeria portuguesa.
Saiba um pouco mais sobre a Lara Luís.


A Lara nasceu no Porto em 1987.
Tem uma licenciatura em Design Gráfico e Publicidade pela ESEIG. Está a estagiar na Leya e a acabar o Mestrado de Ilustração na ESAP em Guimarães.
Pretende continuar no mundo da ilustração, principalmente na área dos Livros Infantis.
Recentemente usou a ilustração para ajudar instituições que se dedicam aos animais, um projeto chamado Crazy Cat&Dog People.
É fã dos Beatles e perde-se com sushi (o nome da sua gata). Adora gatos e adora desenhar. Gosta de se desenhar a si própria, muitas vezes com os olhos fechados e de brincar com a sua personalidade em banda desenhada porque se considera um desenho animado!

laraluis.com
facebook


Nas suas ilustrações, as personagens estão muitas vezes com os olhos fechados. Porquê?
R: Gosto de pensar que são apanhadas pelo flash! Se fossem reais, provavelmente ficariam chateadas por as ter apanhado de olhos fechados!

Gosta de brincar consigo em BD. É uma pessoa bem disposta?
R: Nunca me levei a sério. Gosto de brincar com o lado positivo e negativo da minha personalidade (mais o negativo, porque sou uma chataaaaaa). Por isso, brinco com esses aspetos que me caracterizam!


O projeto Crazy Cat&Dog People vai continuar? Como é que tem corrido?
R: Tem corrido mesmo muito bem! Não podia estar mais feliz! O projeto Crazy Cat&Dog People pretende continuar, claro! Gostava de o levar a mais localidades para poder ajudar mais instituições de apoio ao animal. Para já vamos na segunda edição. Espero continuar a ter a boa aceitação que tenho tido perante o publico. E, claro, continuar a ajudar os gatinhos e canitos pelo país fora! Parece muito ambicioso, mas tenho a certeza que com a ajuda dos meus amigos ilustradores, vamos conseguir ajudar muitos bichinhos!

De todos os trabalhos que já fez, há um preferido?
R: Em cada trabalho que faço, deposito sempre muito de mim, da minha personalidade e dos gostos pessoais. Por isso, acabo por ter uma ligação muito forte com cada um deles. São como filhos! Não consigo escolher só um : p ahaha!




Que materiais usa nas suas ilustrações?
R: Para as minhas ilustrações tanto uso técnicas digitais, como as tradicionais: aguarelas, lápis de cor, acrílico, etc. Geralmente quando os prazos são mais apertados, opto pelo computador.

Organiza os seus dias ou trabalha por instinto?
R: Com o estágio a full time, tenho obrigatoriamente de planear os meus dias. Claro que há alturas de maior ou menor cansaço, de mais ou menos inspiração. Mas tento fazer um esforço para trabalhar todos os dias, para conseguir coordenar o estágio, o meu trabalho enquanto freelancer e o mestrado.


Tem projetos para um futuro próximo?
R: Tenho sempre projetos! Aliás, eu preciso de estar sempre a magicar qualquer coisa na minha cabeça porque é isso que faz com que eu funcione! O meu projeto de sonho passa por realizar um livro infantil : )

Para além de desenhar, o que mais gosta de fazer?
R: Desenhar para mim já é um grande prazer! Mas, quando o tempo me permite, gosto de passear, ver exposições, conhecer livrarias, comprar livros de ilustração, ler. Alimentar os meus olhos! Não consigo passar sem ir a concertos, festivais de musica. É algo muito importante na minha vida, e principal fonte de inspiração. Por fim e não menos importante, gosto de estar alapada no sofá a ver desenhos animados com a Sushi no colo :p



E, no dia-a-dia, o que menos gosta de fazer?
R: O que eu gosto menos de fazer é ter de estar no trânsito todos os dias, chegar a casa, subir 4 andares (porque o meu elevador está avariado) e ainda ter de cozinhar e arrumar! Humpf.

Sugira alguém português que, para si, seja inspirador.
R: Para mim, enquanto jovem ilustradora muito nova nesta área, todos os ilustradores que conheço, principalmente do mundo do livro infantil, são os meus heróis! Posso destacar os 3 maravilhosos ilustradores do Planeta Tangerina, o João Vaz de Carvalho, André Letria, João Fazenda, Marta Monteiro, Marta Madureira... Ai! Eu gosto de muitos e de todos! Não consigo sequer escolher! Estão todos nas minhas prateleiras com os seus desenhos lindos e inspiradores!



3 comentários:

  1. Adorei ficar a conhecer a Lara um pouco melhor!
    Como fã de gatos, acho que os seus desenhos são absolutamente irresistíveis... adoro o sentido de humor das suas ilustrações, parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Boa Lara estou te a ver em direto na sic boa sorte

    ResponderEliminar